MEU SD BALLET

Fique ligado no SD Notícias e confira
tudo o que rola na mídia!!!

Como aplicar a ludicidade com eficiência nas aulas de ballet
23.07.2021

“Utilizar a ludicidade nas aulas de ballet é algo importante, mas colocá-la de forma que seja eficiente é imprescindível”. A frase da Diretora Pedagógica da SD Ballet, Simone Duarte, pode resumir a essência da live que envolveu professores de todo o país e que está disponível no canal oficial do Youtube.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O principal objetivo foi orientar os profissionais para que as aulas sejam as mais produtivas possíveis, sempre aliando técnica, ludicidade e muito amor no desenvolvimento das atividades.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Simone explica que ainda há muitas dúvidas envolvendo o assunto ludicidade e que alguns profissionais ainda confundem com “brincar por brincar”. Na realidade, para as aulas lúdicas cumprirem seus objetivos elas precisam ser eficientes, somente assim haverá sentido no trabalho realizado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Uma aula sem ludicidade é uma aula que só tem os movimentos do ballet onde as crianças copiam os passos e pronto. Isso não é divertido nem para um adulto, quanto mais para criança”, alerta Simone.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas afinal, como usar a ludicidade para obter os resultados esperados? A resposta é: criando conexões para que as crianças se desenvolvam como devem e alcancem os objetivos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Com as brincadeiras certas podemos obter uma ponta linda, um joelho esticado e conseguimos também desenvolver a consciência corporal e pontos importantes que fazem sentido. Assim, o trabalho aparece de forma natural. Não é só colocar a ludicidade de qualquer jeito, tem que ser muito bem amarrado para que faça sentido”, exemplifica Simone.

Como aplicar a ludicidade nas aulas?

👉 É preciso ter noção de que eficiência não é igual a pressa. Ou seja, é preciso tempo para obter os resultados esperados, isso é fundamental para as aulas de ballet;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉 Entender que o aprendizado é um processo, não podemos pular as fases de desenvolvimento da criança;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉 Uma criança de 2 anos não possui o mesmo ritmo de aprendizado de uma criança de 3, 4 ou 5 anos. É importante respeitar sua fase mesmo que os passos não sejam perfeitos;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉 A professora deve ser simpática e saber acolher as crianças, envolvendo-as. E o mais importante: sempre propor as atividades com emoção e entusiasmo, empolgação, incentivando a seguir as etapas de forma motivadora.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na live, Simone ainda dá exemplos de quais atividades podem ajudar, por exemplo, a desenvolver uma ponta de pé “maravilhosa”, como define a Diretora.

Além disso, constrói, juntamente com os professores, um plano de aula com início, meio e fim para ajudar os profissionais na tarefa de envolver a ludicidade de forma eficiente nas aulas.

Clique aqui e assista a live no Canal SD Ballet no Youtube!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Estou aqui para te ajudar, me chame para conversarmos
Array ( [carrinho] => 1 ) id sessão: 4800d4427cf827efc1e6f587757abe3a