MEU SD BALLET

Fique ligado no SD Notícias e confira
tudo o que rola na mídia!!!

Conheça oito livros importantes para professores de ballet
16.07.2021

Um bom professor sabe reconhecer que ainda não sabe tudo e o quanto é importante se atualizar sobre a área em que atua. Por isso, ele deve estar atento e em busca constante de conhecimento, o que é fundamental para fazer a diferença.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em live realizada no canal do Youtube, a Diretora Pedagógica da SD Ballet, Simone Duarte, ressalta que além de estar sempre estudando, o professor deve saber também onde encontrar as referências corretas para tal. “Tem muita coisa boa na internet, mas também muita coisa sem fundamento, é preciso saber diferenciar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Escrever um livro requer profundidade e autoridade do assunto, por isso é tão importante consumir conteúdos de livros pois você estará, com certeza, com informações valiosas e bem fundamentadas”, ressalta Simone que é autora de vários livros sobre ballet infantil.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, ela aproveita para enfatizar o quanto a pirataria é prejudicial, além de ser crime.  “Compartilhamento de PDFs de livros é passível de penalização e um ato de desrespeito ao autor”, enfatiza.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A leitura é a ferramenta que vai ajudar o professor a se aprofundar e melhorar ainda mais as técnicas utilizadas em sala de aula. Saber absorver e interpretar os conteúdos é essencial para trilhar esse caminho de aprendizado e evolução.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Tenha fontes confiáveis. Isso faz de você um professor responsável. A leitura é importante para a construção profissional e armazena as informações no nosso cérebro de forma diferente do que ver um vídeo, por exemplo. Todas as formas de reter o conhecimento são importantes, aproveite ao máximo cada uma”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Conheça oito livros essenciais para o seu processo de profissionalização: 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉 1º) Métodos do Balé Clássico – história e consolidação (Caroline Kozen Castro) 
Este é um livro recheado de história e é muito importante o entendimento de como o ballet surgiu. A autora explica sobre as sete principais escolas de dança e seus métodos: italiana, francesa, russa, dinamarquesa, inglesa, americana e cubana, porém, se aprofunda em quatro delas: Italiana (método Cecchetti), francesa (método Francês), russa (método Vaganova) e Inglesa (método Royal). “Esse livro é uma joia, para ler e reler sempre que precisarmos. A Caroline pesquisou muito e fez um estudo extenso para escrever esse livro, por isso, ele serve como forte referência para os professores que querem melhorar seu conhecimento”, explica Simone.
A influência das questões históricas e políticas no fortalecimento do ballet enquanto método e dança, estão bem presentes no livro, facilitando o entendimento de que há muito estudo e técnica para o desenvolvimento das metodologias. “A partir do momento que a gente entende a história, temos capacidade de mudar daqui para frente. A tradição de apresentações em teatros, por exemplo, foi se modificando a partir do momento em que entendemos que essa não era mais a única opção para as apresentações. Conhecendo a história podemos refletir se faz sentido (ou não) manter as tradições”, explica Simone Duarte.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉 2º) Balés ilustrados: Uma enciclopédia para Dança Clássica (Regina Kotaka)
Todo ilustrado, esse livro ajuda a tirar muitas dúvidas quanto à execução dos movimentos e mostra a diferença entre eles, o que é essencial para conseguir confiar nas orientações que serão repassadas às crianças. “Tem uma rica combinação de desenhos e informações valiosas que trarão ao leitor todos os detalhes dos quais necessita”, diz Simone.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉 3º) Anatomia da Dança (Jacquie Greene Haas)
Também traz desenhos mais realistas e com a questão muscular envolvida, bem importante para os professores que querem entender melhor a questão anatômica e como trabalhar determinado grupo muscular. “A Jacquie vai escrevendo e detalhando tudo, apresentando de forma clara a relação entre o desenvolvimento dos músculos e a estética do movimento. Ensina também a modificar os exercícios propostos de modo a atingir áreas específicas, aprimorando a flexibilidade e reduzindo a tensão nos músculos”, explica Simone.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉 4º) Como tornar seus alunos super flexíveis (Dr. Frank Suzuki e Simone Duarte)
Apresenta conhecimentos anatômicos complexos, explicados de forma simples e para o entendimento até de quem nunca teve contato com a linguagem anatômica. Há diversos exercícios práticos ilustrados com fotos para que o professor aprenda a forma correta de tornar seus alunos super flexíveis!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉 5º) Treinamento funcional para bailarinos (Tatiana Faraco e Tatiana Trevisoli) 
Neste livro as autoras, através de muitas imagens, dão detalhes e explicam como fazer para modificar exercícios, como evoluir movimentos, além de darem muitas ideias para colocar em prática.  Apresenta fundamentos para trabalhar a preparação física voltada para “atletas da dança”, fornecendo informações específicas sobre os grupos musculares e formas de modificação os exercícios.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉 6º) Como ensinar e encantar as crianças pelo ballet (Simone Duarte)
Esse é um verdadeiro guia para professores iniciantes e faz muito sucesso desde que foi lançado. Para Simone, isso se deve ao fato de que não há muito conteúdo voltado para esse nicho que é ballet infantil para os professores. “É um best seller de vendas comparado ao nosso nicho que é tão específico. Quando escrevi, pensava muito no que eu gostaria e precisava ler quando estava começando a dar aulas”, explica Simone. O livro traz noções de planejamento, tipos de aprendizagem, iniciação à ludicidade, diversos exercícios práticos e como apresentar o trabalho no palco. Traz todos os princípios que as professoras precisam para começar a dar aulas ou mesmo se reinventar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉 7º) Baby Class e Ballet Infantil, atividades práticas para aulas encantadoras (Simone Duarte)
Livro recheado de atividades práticas para que as professoras encantem seus alunos de forma diferente e com muito conhecimento. É uma leitura fundamental para todas as professoras de ballet infantil.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉 8º) Fundamentos da dança clássica (A.I.Vaganova – Tradução: Ana Silva e Silvério) 
É o verdadeiro “livro de cabeceira”, praticamente uma bíblia sobre o ballet. “A explicação dos movimentos é maravilhosa. Através dos seus estudos, Vaganova elaborou sua própria metodologia, reunindo tudo o que acreditava ser mais eficaz para o ensino-aprendizagem dos seus estudantes”, explica Simone Duarte.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Além das oito dicas acima, Simone indica mais dois livros para quem gosta de estudar: 

“São livros um pouco mais caros, mas valem muito e pena. E livro… naõ é gasto, é investimento!”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

✅ Mobilização e alongamento na função musculoarticular (Abdallah Achour Junior)
Livro muito didático, apresentando riqueza de detalhes sobre mobilização e alongamento na função musculoarticular. Apresenta procedimentos para se utilizar principalmente em pessoas com restrição na amplitude musculoarticular.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

✅ Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos (David Gallahue)
Apresenta um texto acessível com base descritiva e explicativa para os processos e produtos dinâmicos do desenvolvimento motor. Abrangendo todas as fases da vida a partir de uma perspectiva das restrições, o livro enfoca as fases do desenvolvimento motor, proporcionando uma sólida introdução aos aspectos biológicos, afetivos, cognitivos e comportamentais de cada fase.

 

Abrir bate-papo
Olá 👋
Estou aqui para te ajudar, me chame para conversarmos
Array ( [carrinho] => 1 ) id sessão: d0fd944b4c623209a9a36e66768f6e77