Fique ligado no SD Notícias e confira
tudo o que rola na mídia!!!
Coreografia na “ponta da sapatilha”, vestir o figurino, preparar o coque e a maquiagem, subir ao palco. A apresentação é o momento mais esperado pelas bailarinas e familiares e estar bem preparado é fundamental para que a criança consiga subir em um palco sem que o medo e a timidez paralisem. Por isso, organizamos esse Guia para iniciar os ensaios no ballet infantil:
O ballet além de ser encantador é desafiante. A sala de aula é o caminho facilitador para que o aluno vença seus medos, mas para que isso seja realizado de forma eficiente a professora precisa respeitar cada fase de aprendizado e entender que cada detalhe importa até chegar ao palco.
O início dos ensaios é um momento bem delicado, pois é necessário que o aluno saia de sua rotina. Nesse momento as bailarinas começam a viver novas emoções como: insegurança, medo e timidez.
Quando não proporcionamos um tempo hábil para que as alunas vençam esses desafios é quase impossível conseguir que elas desenvolvam o seu melhor no palco.
Como professora, indico que desde a primeira aula sejam executadas atividades intencionais que estimulem a criança a superar essas emoções. Além disso, assim que o período de adaptação passe, é essencial que o processo de ensaios inicie ainda no 1º semestre.
A antecipação ajudará a criança a aprender de forma natural os movimentos sem que ela se sinta pressionada por um relógio. O processo de ensaio passa a se tornar comum no seu dia a dia e, consequentemente, torna a criança mais confiante na sua apresentação.
Um dos pontos primordiais em apresentações de ballet infantil é que o processo de ensino coreográfico precisa ser atrativo para a criança.
A escolha da música certa é um dos gatilhos que estimula o interesse das alunas. Quando não fazemos a escolha de forma sábia, é notório a falta de interesse desse momento na sala de aula. Nestes casos, vemos que as alunas ficam desmotivadas e se recusam a executar os movimentos.
Precisamos estar atentas na melodia apropriada para cada fase de idade, saber dos seus gostos, ouvir as alunas. O feedback das crianças ajudará a professora a encontrar a música ideal para elas.
Uma apresentação de ballet é como montar um quebra cabeça, precisamos que todas as peças estejam encaixadas perfeitamente para que uma linda apresentação aconteça, então, é muito importante antecipar todas as possíveis dificuldades.
Não se esqueça de que esse processo precisa ser leve e atrativo para que o resultado seja viver um dos momentos mais memoráveis na vida das suas alunas, por isso, invista em um Guia para iniciar os ensaios no Ballet Infantil.