MEU SD BALLET

Fique ligado no SD Notícias e confira
tudo o que rola na mídia!!!

Professora de ballet infantil: como construir uma imagem perfeita
17.04.2024

Toda imagem transmite uma mensagem. É a partir deste raciocínio que quero hoje conversar com vocês sobre a imagem perfeita para a professora de ballet infantil.

Eu tenho certeza que você já viu por aí várias professoras de ballet vestidas com collant, meia, saia, sapatilha e coque feito pensando apenas na funcionalidade da roupa. Somente para executar os movimentos e em prender o cabelo para não atrapalhar. 

Isso é muito comum, eu também vivi isso. Porém, acreditem, após o momento em que se compreende que além da funcionalidade, a imagem da professora de ballet é muito importante, tudo muda.

Conheça os livros para professoras de ballet infantil

Professora de ballet infantil: Imagem e Comunicação

Vamos pensar juntos: quando eu me visto com collant, meia, saia, sapatilha e coque, eu estou me vestindo igual às minhas alunas. Sendo assim, eu irei transmitir a ideia de que eu sei dançar ballet, pois também sou bailarina. Se quero ser compreendida como uma Professora de ballet infantil que sabe ensinar, é preciso parecer com uma professora, transmitindo autoridade e confiança.

Ou seja, alguém que tem uma posição diferente das demais ali presentes, é necessário ter uma imagem que comunique o meu papel em sala. A minha imagem transmitirá informações sobre mim, os pais, alunos e todos que me conhecerem no âmbito profissional já terão uma imagem minha pré-concebida antes mesmo que eu diga qualquer coisa. 

Logo, se desejo ir além de ser vista como uma professora e quero ser verdadeiramente valorizada pelo meu trabalho, é preciso buscar a excelência e ela se encontra nos detalhes. Assim vou me diferenciando e assumindo um status acima da média.

Uma professora excelente precisa transmitir além da confiança, seriedade, profissionalismo, uma ideia visual de ordem, alinhamento e comprometimento. 

Professoras de ballet infantil com a padronização da SD Ballet.

Construindo a Imagem com Intencionalidade

Já que a excelência se alcança nos detalhes, é preciso estarmos atentos à intencionalidade de tudo que constitui a nossa imagem como Professora de Ballet Infantil. Então, vamos falar dos itens que compõem esta imagem, iniciando pelo collant, a meia e a saia. 

Sabemos da importância desses itens para a visualização dos movimentos. Se queremos nos diferenciar, porque não usar um uniforme específico para professora que também permita a execução dos movimentos?  

A saia traz leveza, pode ser ou não mantida, mas a meia calça e o collant, como já mencionamos, caracterizam muito a imagem de “bailarina”. Então, que tal buscarmos uma alternativa para substituí-los?

Uma opção pode ser uma legging ou outro modelo de calça confortável para realizar os movimentos de perna e uma blusa, com a logomarca da escola. Tudo pensado estrategicamente para também garantir boa mobilidade, mas sem marcar muito nosso corpo, garantindo menos exposição que o collant? 

Isso não só trará uma imagem de profissionalismo, como também evitará que nosso corpo chame mais a atenção do que o conteúdo que nós estamos passando. Esta roupa deve estar sempre alinhada, em bom estado, ou seja, é importante ficar atenta se a roupa está sempre limpa, cheirosa, passada e íntegra (sem rasgos, manchas ou buracos). 

Imagem perfeita para uma professora de ballet infantil

Atenção dos pés à cabeça

Falando sobre sapatilhas, elas são itens indispensáveis no ballet clássico, um símbolo e devem ser mantidas. Além disso, imagine uma foto das pernas de duas professoras executando um movimento.

Uma está descalça ou com meia comum e a outra está de sapatilhas. Portanto, pense em qual destas você diria, apenas focando nos pés: esta professora dá aula de Ballet!

É importante lembrar, se os pés no Ballet vivem em evidência e nós buscamos a ordem e a qualidade em nossa imagem, devemos então manter, assim como no caso da roupa, as nossas sapatilhas sempre limpas e em bom estado.

Questão de higiene, elegância e beleza, gerando bem-estar em nós e em quem está conosco.

Então, nada de manter uma sapatilha já se desfazendo, toda suja, cheia de furos e com os elásticos esgarçados só porque ela ainda pode ser funcional, ok?

Além dos pés, as mãos também têm destaque. Atente à harmonia das unhas, mantendo-as bem feitas, adequadas em tamanho, sem esmaltes descascando. Se for assim, melhor usar elas naturais e higienizadas.

E o coque? O coque é FUNDAMENTAL. Além de prender os cabelos, para não bater no rosto durante os movimentos e manter o pescoço e colo em evidência, o coque também é revestido de significado.

Ele fortalece a visualização e o entendimento da postura característica da modalidade. Traz traz elegância, sofisticação e segue sendo a moldura do rosto e marca registrada de todas que vivem o Ballet.

Veja como você pode melhorar sua imagem de professora de ballet infantil.

Professora de ballet infantil também deve usar coque

A professora sem coque em suas aulas afasta a referência clássica, criando um afastamento da imagem ideal do entendimento das alunas.

Isso se intensifica ao se tratar das turmas de ballet infantil. As crianças aprendem pelo diálogo, porém aprendem muito mais e consolidam suas referências através dos exemplos

Como poderei exigir que minhas alunas usem o coque para não atrapalhar? 

E, também, para que eu visualize bem os movimentos?

Consiga corrigir sua postura?

E até mesmo identificar desalinhamentos posturais?

E seja possível reajustar as estratégias pedagógicas de acordo com cada caso? 

Eu não terei essa autoridade perante elas, pois elas acharão: “se minha professora não usa coque, não deve ser tão importante assim, então não preciso usar!”

Agora, quando eu vou sempre ministrar as aulas de coque, além de estimular visualmente minhas alunas, eu também passarei a imagem de uma professora excelente.

A imagem de uma professora que se preocupa com a qualidade de tudo em sua aula, desde o seu coque. 

Tomando todo o cuidado para ter um coque muito bem feito e alinhado, sem estar frouxo, com grampos saindo ou fios de cabelo arrepiados.

Precisamos nos preocupar com o acabamento e com os detalhes.

Na SD Ballet tudo é padronizado 

Aqui na SD Ballet, nosso coque atrai a atenção das alunas, fazendo sentido para o universo referencial delas, que são as princesas. Fazemos um coque alto, estruturado e usamos um adereço que remete a coroa que as princesas usam.

Além de trazer beleza para a experiência de nossas alunas em sala de aula, também traz a referência que agrada a elas.

É bom frisar também que, ao se tratar de aulas de ballet para crianças, devemos sempre ter cuidado com os acessórios que usamos. É válido evitar o uso de brincos chamativos, cordões e anéis que possam tirar a concentração ou até mesmo causar acidentes. Opte por usar brincos pequenos como pérola ou ponto de luz e nas mãos no máximo alianças).

Para atingir a excelência na comunicação através da imagem que passamos, devemos fazer o que a maioria não se propõe: superar o básico e esperado.

Como fazer isso? Além de tudo mencionado, um acréscimo interessantíssimo em nossa imagem é a maquiagem diariamente, isso mesmo, DIARIAMENTE.

Professora de ballet infantil: Thalita Aires, Diretora da SD Ballet Pará.

https://www.instagram.com/sdballetpa/

Abrir bate-papo
Olá 👋
Estou aqui para te ajudar, me chame para conversarmos
Array ( [carrinho] => 1 ) id sessão: 1ac09647fd9bdc834e31537a29e905e4