MEU SD BALLET

Fique ligado no SD Notícias e confira
tudo o que rola na mídia!!!

Qual o seu foco de trabalho: Alto Rendimento ou Qualidade de vida?
20.07.2021

No Brasil, durante muito tempo, as aulas de ballet estiveram relacionadas às técnicas necessárias para conquistar um lugar em uma grande companhia de dança, ou seja, o alto rendimento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sempre vista com uma dança clássica e rígida, não havia uma linha de pensamento que defendesse aulas mais leves e lúdicas. Até que novos professores foram fortalecendo esse olhar diferenciado, inserindo métodos e técnicas com menos foco em alto rendimento e mais direcionadas à qualidade de vida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Muitos professores, no entanto, ainda possuem dificuldade de encontrar o melhor caminho a seguir. Por isso, em uma das lives que acontecem todas as segundas às 14h da tarde no Canal SD Ballet, a Diretora Pedagógica da SD Ballet, Simone Duarte abordou o tema e mostrou as principais diferenças entre as possibilidades. A primeira situação a ser entendida, segundo ela, é que não há melhor nem pior objetivo a ser adotado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“É injusto menosprezar uma coisa e supervalorizar outra. Os professores, às vezes acham que só há um caminho a ser seguido e isso pode limitar o trabalho. No meu caso, foram anos de reflexão e experiência para tomar decisão com maior entendimento”, explicou Simone deixando claro o posicionamento da SD Ballet que é uma escola voltada para a qualidade de vida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A preocupação na SD Ballet é que as crianças tenham saúde física e mental, mas no alto rendimento o foco precisa ser outro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Me preocupo que minhas alunas aprendam no tempo delas, conforme o desenvolvimento físico e cognitivo de cada uma. Mas se você trabalha com alto rendimento precisa fazer com que aconteça mais rápido e não quer dizer que é certo ou errado, apenas que você precisa deixar isso muito claro na sua comunicação”, exemplifica Simone.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como alcançar a perfeição?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O ballet é uma dança estética e todo o seu desenvolvimento tem como foco a beleza dos passos e o encantamento do público que assiste a uma apresentação. A dança requer movimentos perfeitos e tudo o que os professores desenvolvem em sala de aula é feito em busca deste aperfeiçoamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A grande questão, segundo Simone, é saber qual é o tempo que a professora e as crianças têm para alcançar essa perfeição. “Esse é o grande divisor de águas entre qualidade de vida e alto rendimento: o tempo que você definirá para alcançar a perfeição, embora a gente nem saiba se ela é alcançável”, explica Simone lembrando que perfeição é algo relativo porque depende muito de quem olha.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como exemplo ela fala de uma coreografia onde os professores percebem detalhes que precisam ser melhorados, falta de sintonia, um passo errado, enquanto os pais das crianças que estão dançando acham tudo lindo e perfeito. “Então, o tempo para chegar à perfeição depende do seu objetivo”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Alinhar a comunicação é fundamental

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Agora que você já conheceu a diferença entre o ensino baseado em qualidade de vida e o alto rendimento, a questão é: como fazer para comunicar essa linha de trabalho?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Diretora Pedagógica da SD Ballet, ressalta que a comunicação deve ser a mais transparente possível para que você consiga atrair pais e crianças que estejam em sintonia com os seus objetivos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Como já vimos que não existe uma linha de ensino melhor ou pior, você deve fazer a sua escolha e definir bem o seu posicionamento. Depois disso, é importante possuir uma comunicação clara para que todos conheçam e concordem com o seu método de trabalho. Em ambas as situações é possível desenvolver ótimas ações com resultados muito positivos, desde que tudo esteja bem alinhado”, indica Simone Duarte.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que é impossível, segundo a diretora, é querer ser as duas coisas ao mesmo tempo. “Quando trabalhamos como prioridade a saúde física e mental temos todo o tempo do mundo para aprimorarmos aquela aluna. Quando trabalhamos com alto rendimento, precisamos chegar à perfeição o mais rápido possível, pois o objetivo é vencer competições. Por isso a importância de ter os objetivos bem definidos e claros. Então a principal dica é: Decida o seu objetivo, busque o seu ponto de equilíbrio e pense sempre na felicidade dos seus alunos”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Abrir bate-papo
Olá 👋
Estou aqui para te ajudar, me chame para conversarmos
Array ( [carrinho] => 1 ) id sessão: 2b2007835fd190c2f10ff82a074d33ff