MEU SD BALLET

Fique ligado no SD Notícias e confira
tudo o que rola na mídia!!!

Uniforme ideal da bailarina: orientações para a elegância
29.05.2024

Ser bailarina é algo que está no imaginário de muitas crianças. Assim como, vestir o uniforme ideal da bailarina! Ainda muito cedo, por volta dos 3 anos, elas sonham com o dia em que vão participar das aulas de ballet. 

Nas cabecinhas delas, elas formam expectativas baseadas em conteúdos aos quais já foram expostas, como desenhos e livros de bailarinas, por exemplo. E nestas referências, ela está vestida com uma roupa linda e adequada para dançar: o uniforme ideal da bailarina. 

Por isso, quando estas crianças vão para o primeiro dia de aula, elas sonham com sua roupa de bailarina. A roupa deve ser impecável e pensada para atender às necessidades físicas e psicológicas da criança. E também, às necessidades do professor, no que diz respeito à melhor observação do corpo e movimento dos alunos.

A importância do uniforme ideal da bailarina

E qual é a importância do uniforme nas aulas de ballet? Aqui vale abordarmos o conceito de uniforme, que significa “mesma forma, aparência, padrão”. 

Assim, é importante definir, além das peças que constituirão o uniforme ideal da bailarina da sua escola, como cada item será, como a modelagem, cor e símbolos. Pensando em todos esses aspectos, manteremos o padrão da turma, evitando que os bailarinos usem collants e sapatilhas de diversas formas.

Aqui na SD Ballet, as alunas participam das aulas devidamente uniformizadas com: collant, saia, meia calça, sapatilha, coque e enfeite. Além disso, todas os itens são indispensáveis e seguem uma padronização, garantindo que a turma seja vista de forma homogênea.

Conheça a história da Marina na SD Ballet.

A cor definida é pink, com o bordado da logo da nossa escola no peito, em dourado. Assim, por todas estarem vestidas iguais, as crianças passam a se reconhecer umas nas outras, gerando um senso de comunidade e pertencimento. Um grupo unido é mais saudável, estimula o aprendizado e a amizade das pequenas bailarinas. 

Além disso, com o hábito de usar o uniforme, a bailarina passa, junto da sua família, por um momento gostoso de preparação e organização para a aula, pela qual elas tanto esperaram durante a semana. Imagine uma festa que você aguarda ansiosamente por dias, pensa na roupa, no penteado e acessórios.

Quando chega o dia, é prazeroso nos arrumarmos para este momento importante. É essa mesma sensação que as bailarinas experimentam ao se preparar para a aula. Certamente, estar com o uniforme completo, significa que elas estão prontas para o ballet.

Conheça os detalhes do uniforme ideal da bailarina

Collant: O collant é feito com tecido que proporciona conforto e mobilidade para realizar todos os exercícios da aula.

Saia: Cobre o bumbum da bailarina sem restringir seus movimentos. O comprimento é até no meio da coxa, para facilitar a visualização dos joelhos pela professora.

Meia calça: Melhora a visualização e percepção dos movimentos executados, por dar contorno às pernas da bailarina. Também oferece proteção contra atritos, em atividades realizadas no solo.

Sapatilha: É o calçado seguro e que oferece o contato adequado dos pés com o solo para o deslizamento dos movimentos. Além disso, a composição do tecido precisa garantir que o pé “respire”, facilitando a transpiração do corpo em movimento.

Coque: Marca registrada de uma bailarina, o coque tem uma função importante tanto para as bailarinas, quanto para as professoras. Para as bailarinas, o coque permite realizar os movimentos sem que os cabelos caiam no rosto, mantendo toda a atenção da aluna na aula. Para as professoras, acima de tudo, um coque bem feito facilita visualizar a cabeça, pescoço, ombros e costas das bailarinas, permitindo fazer correções de forma assertiva, se necessário.

Enfeite: É o toque final das bailarinas da SD Ballet. O modelo usado pelas professoras é o mesmo das alunas, gerando conexão e empatia na relação aluno/professor.

E quando a criança demonstra resistência a usar o uniforme?

Certamente, essa resistência vem por parte da falta de padronização, seja pela professora ou pelas demais alunas. Quando a professora está sempre bem vestida, devidamente uniformizada, com coque impecável e uma maquiagem bem feita, a criança tende a seguir os mesmos passos, pois elas aprendem pelo exemplo.

O contrário também é verdade. Se a professora se apresenta com um coque mal feito, com roupas sem padrão, provavelmente suas alunas não vão ter vontade de usar o uniforme, pois não encontraram o exemplo em seu ambiente de aula.

Uma vez que o uniforme da professora está definido, é importante também definir o uniforme das aulas. No mercado, encontramos diversos modelos de collants, saias, etc. Se a escola não definir previamente qual é o modelo que será utilizado em suas aulas, as alunas vão usar roupas sem nenhum padrão, e todos os benefícios que vimos sobre a utilização do uniforme serão perdidos, prejudicando o aprendizado.

Uma turma bem uniformizada transmite harmonia, o que mantém a atenção da professora e das alunas no que é realmente importante, o aprendizado do ballet. Distrações com roupas e acessórios diferentes não acontecem, fomentando o sentimento de pertencimento do grupo. Em um cenário assim, com professoras e alunas uniformizadas e elegantes, as bailarinas se sentirão mais acolhidas no novo ambiente, mesmo sendo seu primeiro dia no ballet.

Lanuele Rabelo, Professora SD Ballet Três Corações/MG

Abrir bate-papo
Olá 👋
Estou aqui para te ajudar, me chame para conversarmos
Array ( [carrinho] => 1 ) id sessão: e998d93997117dbb31020f273f8ce6b9