MEU SD BALLET

Fique ligado no SD Notícias e confira
tudo o que rola na mídia!!!

Máscara e álcool gel, quais os males que podem causar?
27.08.2020

O novo normal

Há alguns meses a máscara e álcool gel saíram das prateleiras para tornarem-se itens de necessidade básica em nosso cotidiano, afinal, não podemos mais sair de casa sem eles.

Diferentemente de alguns países orientais onde esse hábito já era mais comum, no Brasil ele nunca existiu.

Passamos por um processo de adaptação para inseri-los em tempo integral em nosso cotidiano. No entanto, hoje nos deparamos com algumas consequências do uso constante destes dois itens.

Entenda os malefícios do álcool

Para entender quais os males que a máscara e o álcool gel podem causar e como lidar com eles da melhor forma, conversamos com o médico dermatologista, Dr. Pedro Vilaça.

É de conhecimento geral que o álcool 70% é o que realmente vai eliminar o vírus.

É preciso estar atento aos sinais do uso excessivo de álcool, o primeiro é normalmente o ressecamento da pele.

O gel que contém em alguns tipos de álcool tem o objetivo de hidratar a pele. Essa versão pode ser muito “grudenta” e desconfortável as vezes. Se isso acontece com você, uma alternativa eficaz para que você continue protegido é optar pelo álcool líquido em spray.

Procure sempre dar preferência por lavar as mãos e, em situações que não for possível, recorra ao álcool.

Fica o alerta de que o ressecamento excessivo também pode ser perigoso podendo levar a dermatites.

A pele seca é uma porta de entrada para alergias, irritações, infecções bacterianas ou virais, fungos e micoses que podem entrar na pele por não encontrar-se íntegra.

É muito importante para prevenir esse tipo de problema estar sempre hidratando as mãos com um bom creme após a aplicação.

Use-o todas as vezes em que utilizar o álcool.

Vamos conversar sobre a máscara

Já o uso constante da máscara, além da proteção, também pode provocar alguns desconfortos.

A máscara acaba ocluindo parte do vapor de água que seria expirado e consequentemente retém mais oleosidade nessa região, provocando a temida acne em alguns casos.

Dependendo o tipo de máscara vai reter um pouco mais. Um exemplo é o modelo N95, obrigatório para profissionais da saúde que estão na linha de frente.

Como cuidar e prevenir:

  • Escolha máscaras de algodão que por serem mais leves podem ajudar a minimizar esse impacto.
  • Utilize produtos adequados ao seu tipo de pele para estar higienizando o rosto.
  • Reduzir o uso de maquiagem é uma ótima estratégia para prevenção da acne nessa região, ajudando a manter os poros desobstruídos.
  • Realizar a troca de máscara de forma recorrente.

Outra doença que aparece nessa região devido ao uso da máscara é a dermatite seborreica, que também está relacionada à oleosidade. Os sintomas são vermelhidão (eritema), coceira e depois descamação.

Todos os  cuidados apontados acima continuam valendo, e em casos agudos é necessário utilizar medicamentos. Nessas situações consulte sempre um médico dermatologista antes para garantir um tratamento adequado e eficiente.

Máscara e álcool gel na sala de aula

Para crianças é bem importante investir em máscaras que tenham um design que não obstrua a visão, com elásticos finos para a comodidade de forma que elas consigam utilizar por mais tempo sem incômodo.

Tenha sempre álcool disponível no ambiente, pode ter a versão em gel mas ofereça álcool líquido em spray também. A versão em spray aumenta o conforto para os pequenos e permite que você consiga higienizar as mãos e o ambiente com mais frequência.

Assim você mantém sua sala de aula mais segura para todos e passa mais tranquilidade aos pais.

Assista na íntegra o vídeo da entrevista neste abaixo link:

https://www.youtube.com/watch?v=1GOxrCj-lNw&t=38s

 

Matéria: Karina Medeiros.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Estou aqui para te ajudar, me chame para conversarmos
Array ( [carrinho] => 1 ) id sessão: 2f9467d0c9d4fcf18f3d73cdcdf194af