MEU SD BALLET

Fique ligado no SD Notícias e confira
tudo o que rola na mídia!!!

Plano de aula e sua importância
26.07.2021

Você repassou mentalmente toda a aula, cada etapa, como iria envolver as crianças, quais as principais atividades que realizaria durante o tempo proposto.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nos primeiros 5 minutos, no entanto, todo o planejamento foi por água abaixo e diante dos imprevistos que aconteceram você se viu perdida diante das crianças.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Isso já aconteceu com você? Saiba que preparar um plano de aula de ballet infantil não é tão fácil como parece, por isso, o plano de aula é tão essencial para que você consiga alcançar todos os objetivos traçados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em live realizada no canal oficial da SD Ballet, a Diretora Pedagógica Simone Duarte explica que esse costuma ser um assunto que gera ansiedade e preocupação entre os profissionais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso, ela compartilhou algumas dicas importantes que ajudam muito as professoras a profissionalizarem as aulas e tornarem todo o processo mais simples e fácil de executar.

Confira como aplicar a ludicidade nas suas aulas clicando aqui.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Acho interessante conversarmos porque sei que quase não existe orientação sobre o assunto. Quando eu comecei a dar aula, eu nem sabia o que era plano de aula e imaginem entrar em uma sala de aula sem saber o que é isso. É fundamental estar preparado”, explica a Diretora lembrando que são muitos detalhes que envolvem fazer um plano de aula bem feito, aquele que trará os melhores resultados. “Um plano de aula bem feito, eleva a qualidade das aulas”, ressalta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O plano de aula é a base estrutural de uma aula bem sucedida. Se não tiver um plano aula impecável, a chance de dar algo errado é muito grande, por isso, é preciso estar preparado em todos os detalhes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“O plano é uma questão de consciência, é a segurança necessária para conseguir dar uma boa aula. Aqui seguimos um passo a passo que nos garante toda essa segurança”, explica.

O roteiro seguido pela SD Ballet é formado pelos seguintes passos: 

1 – Tema
2 – Fundamentos
3 – Objetivos
5 – Tempo
6 – Faixa etária das crianças
7 – Materiais
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dos passos acima, Simone ressalta algumas questões que merecem ainda mais dedicação por parte das professoras. São elas:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tema do plano de aula
Principalmente para crianças de 2 a 6 anos de idade, o Tema costuma ser um dos itens que mais precisam de atenção na hora de construir um plano bem feito.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Negligenciar o tema da aula é não entender que criança é criança, portanto é preciso usar da ludicidade e pensar na história que será abordada naquela aula. Crianças precisam estar conectadas afetivamente a alguma história para se desenvolverem melhor”, orienta.

Leia mais sobre a importância das aulas temáticas clicando aqui.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fundamentos do plano de aula
Para as crianças a partir dos 6 anos, é preciso dar uma atenção especial a alguns detalhes que fogem do padrão de planos de crianças mais novas, dos 2 aos 5 anos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“A partir dos 6 anos, ao mesmo tempo em que são mocinhas, são crianças e bem infantis ainda. É a fase decisiva, quando ela vai decidir se quer permanecer no ballet ou fazer outra atividade. Então as aulas são de transição e entender esse processo é essencial para cativar e manter as alunas com vocês”.

Para as crianças acima de 7 anos a questão é entender o quanto mesclar entre brincadeira e técnica e isso requer habilidade e sensibilidade para conseguir colocar na balança de forma igual.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Precisa ficar harmônico e de uma forma que a criança goste, sempre lembrando que a nossa realidade é de uma escola que se preocupa com o bem estar das alunas”, diz Simone.

Por isso, para essa fase é comum o questionamento:
– O que cobrar?
– Quando cobrar?
– Como cobrar?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Outro detalhe importante a ser decidido sobre o plano, é onde ele será feito. Em um caderno, planilha, fichário? Lembrando que a estruturação do plano ainda deve conter:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– Tempo da aula
– Fundamentos
– Referencial Lúdico
– Execução
– História
– Materiais

E como fechar um plano de aula com chave de ouro? 

A dica de Simone é elaborar um release completo que além de informar os pais, vai elevar o seu trabalho como professora de ballet a um outro patamar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“É um grande diferencial, porque mostra que você sabe o que está fazendo, que tem segurança no que faz, além de ajudar você a ter destaque no meio que atua”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O release é um resumo sobre os principais detalhes da aula que é enviado aos pais juntamente com fotos e vídeos dos momentos vivenciados pelas alunas.

Confira todos os livros lançados pela professora Simone Duarte clicando aqui.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Estou aqui para te ajudar, me chame para conversarmos
Array ( [carrinho] => 1 ) id sessão: ebb50be583af41b3d3ca9f76908b656c