MEU SD BALLET

Fique ligado no SD Notícias e confira
tudo o que rola na mídia!!!

A magia do ballet: saiba como encantar as crianças
20.03.2024

Ser bailarina está no imaginário infantil de muitas meninas e, geralmente, quando elas estão com 3 anos de idade desenvolvem o interesse pela dança para viver a magia do ballet. É uma fase em que as crianças começam a assistir desenhos de personagens como a Barbie, por exemplo, que recriam este mundo mágico e encantador. 

Nestes filmes e desenhos, a bailarina tem um lindo coque, maquiagem e roupa muito legais. Ou seja, quando os pais as levam com o propósito de conhecer o ballet, é assim que o subconsciente delas encontra a referência, sendo assim, cabe às professoras mergulharem neste universo de magia também.  

E como fazer isso de forma encantadora? Estando bem vestidas (uniformizadas), com um coque impecável e, principalmente, uma maquiagem bem feita. Pode parecer exagero à primeira vista, porém, é comprovado que nesta idade as crianças aprendem muito mais por associação, através de algo que elas já conhecem.

Credenciadas da SD Ballet em treinamento para continuar fazendo a magia do ballet acontecer.

O ambiente também precisa encantar

O ambiente também é um ponto muito importante, uma vez que o espaço onde acontecerão as aulas de ballet precisa ser convidativo, acolhedor e interessante. E como ter um espaço assim? Aqui não vamos falar de infraestrutura, e sim, de como tornar o local com essas características que chamam a atenção e envolvem as crianças.

Primeiramente, organize o local para recebê-las, evite deixar a sala com muitas interferências visuais, como brinquedos e outros itens. Deixe a sala, se possível, somente com os materiais que serão utilizados naquela aula. Em seguida, faça uma roda com colchonetes ou tatames e disponibilize alguns materiais que serão utilizados durante a aula para que possam brincar, enquanto aguardam o início das atividades. Desta forma, elas já vão se familiarizando com o que será proposto posteriormente.

Quando falamos em “deixar a sala somente com os materiais que serão utilizados naquela aula”, queremos dizer que, a professora precisa, antes de mais nada, ter sua aula definida e planejada, para que não seja surpreendida por falta de materiais ou falta de ideias para continuar a aula. Isso também faz parte da organização do ambiente. 

Assim, como nas escolas regulares, no ballet também possuímos o período de adaptação, que é quando as crianças se habituam ao espaço, às professoras e às novas amigas. O objetivo é proporcionar uma transição suave e ajudá-las a se sentirem seguras e confortáveis neste novo ambiente.

Professora: a grande responsável pela magia do ballet  

Unindo todos os aspectos abordados nos parágrafos anteriores como: expectativa da bailarina, imagem da professora, ambiente, organização e período adaptativo, falaremos da importância de uma postura que envolva e encante.

A bailarina chegará no seu primeiro dia de aula e será recepcionada pela professora que estará devidamente uniformizada. Se a criança estiver no chão, a professora deverá abaixar-se na altura dela para cumprimentá-la (muito importante que neste primeiro contato já saiba o nome da aluna, para sinalizar empatia) e fazer uma breve apresentação de quem é e o seu nome (professora de ballet). Somente após esta apresentação é que devem seguir para a sala de aula. 

Vale ressaltar, que apesar de todos os cuidados, nem todas as crianças nessa idade de 2 e 3 anos, entrarão tranquilamente na sala de aula e isso precisa ser levado em consideração.

Conheça nossos livros que fazem a magia do ballet estar sempre encantando.

Como lidar com a resistência de algumas crianças

Separamos algumas orientações para que as professoras consigam lidar com as crianças que possuem resistência em entrar na sala de aula. Elas precisam ser seguidas e respeitadas:

  1.  Se a criança chegou no colo da mãe/pai/responsável e apresenta-se tímida e desconfortável, NUNCA, tire ela do colo desta pessoa. Faça a sua apresentação e as guie para onde acontecerá a aula de ballet;
  2. Convide primeiramente, somente a criança para entrar na sala de aula. Falando que aquela é a sala de aula de ballet, que somente bailarinas com sapatilhas podem entrar e que ali é muito divertido;
  3. Se a criança ainda estiver chorando e não querendo entrar na sala sem a mãe, não se preocupe! Lembre-se, ela está se adaptando. É tudo muito novo, ela não conhece a professora, as amigas e o ambiente. Então, precisa sentir que a mãe confia naquele lugar e naquela pessoa (professora). Autorize a mãe a entrar na sala (peça para que tire os calçados) e ficar no cantinho. E aula por aula vá fazendo o afastamento da mãe, primeiro ela pode participar de um exercício, depois fica sentada mais próxima da porta, depois fica do lado de fora com a porta aberta, até que finalmente consiga fechar a porta; 

Se no meio da aula a criança pedir para ver a mãe, autorize! Ela precisa ter confiança e saber que a mãe estará ali, afinal, é muito importante que neste processo de adaptação, o responsável esteja sempre por perto, pois episódios assim são bem comuns, caso ele não esteja, essa confiança aluna / professora, pode ser quebrada. ⁠

Conheça mais sobre o a magia do ballet para professores

Confira dicas de materiais pedagógico para transformar suas aulas em momento encantaadores.

Conheça nosso curso completo para formação de professores de ballet infantil: Manual da Professora de Ballet Infantil.

Acompanhe o nosso canal do youtube clicando aqui.

Tire suas dúvidas clicando aqui

Texto: Suelen Reis, Credenciada da SD Ballet, clique aqui e confira seu instagram.

Revisão: Tatiani Longo.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Estou aqui para te ajudar, me chame para conversarmos
Array ( [carrinho] => 1 ) id sessão: 9b54aa2a45ceeb0fad37102dc1857f62